Qual a Importância da Educação Financeira na Sua Vida

Infelizmente há coisas que não aprendemos na escola e educação financeira é uma delas.

As escolas não abordam este assunto de forma profunda e o resultado é a falta de conhecimento, dívidas em excesso e consequentemente o endividamento da maior parte da população brasileira.

Buscar conhecimento sobre o assunto é algo necessário, porém mesmo tendo vários meios disponíveis poucas pessoas o fazem.

Conforme a revista Exame, o Brasil ocupa a 74ª posição no ranking global de educação financeira.

Os resultados da pesquisa foram analisados posteriormente por pesquisadores do Banco Mundial e do Centro de Excelência em Educação Financeira Mundial da George Washington University.

O Que é Educação Financeira

De acordo com a PREVIC, educação financeira é o processo pelo qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros.

importancia-da-educacao-financeira
Imagem: Pixabay

Não significa que você deve cortar gastos e se privar radicalmente de coisas que faz atualmente, mas sim ter a capacidade de rever algumas atitudes que podem ser modificadas gradativamente.

Qual a Importância da Educação Financeira

Além de ser um assunto importante a educação financeira permite que você aprenda como organizar e gerir os seus gastos e entender melhor o funcionamento do dinheiro.

Aprender lidar com finanças é fundamental para quem busca saber como gastar com inteligência, investir de forma correta, evitar o contraimento de dívidas e não depender exclusivamente da Previdência Social para se aposentar.

Benefícios

importancia-da-educacao-financeira

Através de uma boa educação financeira você tem a possibilidade de controlar e liquidar suas dívidas por meio de organização e controle de gastos.

Além disso, a falta de dinheiro para pagar as contas afeta diretamente a sua qualidade de vida, pois ocasiona estresse e preocupação, sendo assim, a educação financeira pode colaborar diretamente com a sua saúde.

Controle e conhecimento devem estar juntos e nesse momento é fundamental que se tenha e aplique esses conhecimentos básicos de educação financeira.

Controle e Domínio de Suas Contas

Com educação financeira o indivíduo terá mais capacidade de planejamento e gerencia de sua renda.

Conseguira observar e identificar situações como:

– Os efeitos negativos ocasionados pelo endividamento;

– A importância de ter e manter uma reserva de emergência;

– Como gastar de forma consciente;

– A importância do controle de gastos e do planejamento financeiro.

Estamos em uma via de mão dupla, onde de um lado temos muitos incentivos ao consumo e do outro a deficiência na educação financeira.

As ofertas comerciais estão por ai, porém devemos ficar atentos porque muitas vezes elas não são aquilo que parecem.

Exemplo disso é a taxa de juros cobrada abusivamente na compra de produtos parcelados que muitas vezes só é calculado pelo usuário depois de efetuada a compra.

Devemos refletir acerca da importância desse tema fundamental para o desenvolvimento da sociedade, principalmente para os nossos filhos, para que eles não comentam muitos erros que cometemos, na maioria das vezes, por falta de educação financeira.

Infelizmente, a verdade é que a população brasileira não está preparada o suficiente para ver a importância de pensar a longo prazo e planejar o futuro.

Consequências

Algumas consequências negativas da falta de educação financeira podem ser observadas nitidamente na vida das pessoas como o aumento da inadimplência, o maior índice de renegociação de dívidas e mais pagamento de juros abusivos.

São poucas as crianças que tiveram a oportunidade de ter acesso à educação financeira e o resultado disso são muitos adultos endividados sem saber o que fazer e ficando doentes de estresse, ansiedade, preocupação e na maioria das vezes até mesmo com depressão.

Conclusão

Faça a sua parte, não gaste mais do que ganhe e aprenda acumular valores e fazer investimentos.

Com certeza não será uma tarefa fácil, porem deixar de fazer alguma coisa hoje pode representar como será o seu futuro financeiro.

Grande parte das famílias brasileiras estão endividas e na sua opinião o que pode ter colaborado diretamente com esse índice?

Espero que você tenha gostado desse conteúdo, se gostou e acredita que pode ser útil a outras pessoas, compartilhe com seus amigos e colegas.

Loading


Descubra mais sobre Bolso Rico

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

0 Comentários

Deixe uma resposta